sábado, 30 de abril de 2011

Esta é uma lista de 10 dicas simples para aprender a poupar água em casa, uma vez que este recurso é cada vez mais escasso e também mais caro. Por isso é importante, sempre que possível, poupar água e dinheiro.
1. Compre um autoclismo de dupla descarga, para deitar menos água sempre que é suficiente. Uma dica simples, se não quiser gastar dinheiro, coloque uma garrafa de 1,5L cheia dentro do autoclismo e assimpoupar água em cada descarga.
2. Uma torneira a pingar é dinheiro a sair do seu bolso. Uma torneira que pinga 1 gota por segundo gasta 15L por dia.
3. Poupe água a tomar banho em duche, em vez de banho de imersão. Um banho de imersão gasta 80L enquanto um duche gasta apenas 30L.
4. Feche a torneira quando está a escovar os dentes. Se deixar a torneira a correr, gasta 10L de água.
5. Use o lavatório tapado com água quando se está a barbear, em vez de ter a água a correr.
6. Use o lava-loiças tapado com água quando está a lavar a loiça, em vez de ter a água a correr.
7. Ferva apenas a água necessária para fazer chá ou café. Só porque a cafeteira leva 2L de água não significa que tenha de estar completamente cheia, quando só vai beber uma chávena.
8. Nunca use as máquinas de lavar roupa ou loiça quando não estão completamente cheias. Se puder lave à mão, porque gasta em média 6L em vez de 80L das máquinas mais antigas.
9. Se tiver jardim, recolha a água da chuva e armazene em baldes. Durante o verão regue apenas semanalmente em vez de diariamente (tendo cuidado com o tipo de plantas que necessitam de mais água). Regar o jardim durante 1h pode gastar mais de 450L…
10. Lave o carro com baldes de água em vez de usar a mangueira.


Impressionante não é? Tinham noção destes números?

Sem comentários:

Enviar um comentário