sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como economizar agua em casa

Hoje resolvi tocar num assunto já muito falado, mas que nem sempre e tido em muita consideração pelas pessoas! Retirei estas ideias de algumas investigação que fiz, adaptando algumas coisas minhas.

  1. Nunca mande agua fora que possa ser útil para outros fins, como regar as plantas ou o jardim, ou mesmo para lavar a casa.
  2. Certifique-se que a sua casa não tem torneiras a pingar escondidas. Leia o contador da água após duas horas em que não use agua e verifique se ele mexeu algumas coisa. Se não mexeu, saberá que não tem pingos e que está a economizar agua.
  3. Autoclismo:
    1. Coloque tinta no autoclismo da sanita. Se após 30 minutos começar a aparecer no fundo da sanita, é porque está a deixar pingar agua. Assim que fizer o teste, puxe o autoclismo para não ficar manchado de tinta. Caso isso aconteça pode não ser necessário substituir todo o autoclismo, o automatismo de dentro substitui-se e é bastante mais económico
  4. Evite puxar o autoclismo desnecessariamente. Lenços, insectos e outro tipo de lixo orgânico, deverão ser colocados no balde do lixo.
  5. Economizar agua na banheira é simples:´
    1. Basta tapar o ralo antes de abrir a agua quente. Apesar de sair fria no início, ficará depois a uma temperatura óptima após adicionar a agua quente. 
    2. Ou então colocar um balde para aproveitar a agua fria, e usa-la depois para regar, para descxargas etc
  6. Lave os dentes enquanto espera que a agua fique quente, e depois poderá barbear-se ou lavar-se com a agua quente. Use um copo para os lavar, evitando ter a torneira sempre aberta
  7. Guarde agua no frigorífico quando lhe apetecer agua fresca, em vez de deixar correr a agua na torneira durante alguns segundos à espera que a agua inicial do cano saia.
  8. Não descongele os congelados com agua a correr. Descongele durante a noite .
Também usam estas dicas vocês?


1 comentário:

  1. Olá.

    Pois é. Apesar de tudo, ainda muita gente desperdiça água.
    Esse teste do autoclismo fiz com corante alimentar.

    Beijinho

    ResponderEliminar