terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dica de Poupança

Este mês resolvi experimentar o método dos envelopes que tenho lido em vários outros blogs. Criei um envelope com cada despesas que tenho certa. Levantei o dinheiro dos ordenados, coloquei o dinheiro de cada despesa no respectivo envelope. Criei ainda um outro para o que calculo ir gastar de gasolina, e um outro com o dinheiro previsto para compras. Assim sei o que me sobra e que vou tentar gastar no mínimo possível de coisas a ver se consigo no final do mês poupar alguma coisa. As despesas que não sei o valor certo coloquei mais ou menos o que acho que deve ser. Por exemplo ainda não recebi a factura da luz, mas coloquei la 20 euros que normalmente e o suficiente para a pagar. Coloquei também um envelope para a bilha do gás. Normalmente só compro gás de 2 em 2 meses, mas se tiver o envelope como despesa certa e mais esse que poupo.
Vamos ver se com esta alteração conseguimos poupar alguma coisa cá por casa. Pelo menos sinto-me este mês muito mais organizada.


Aqui estão os meus envelopes. Cada um tem o dinheiro dentro e por fora escrevi para que era, o dia de pagamento e o valor. Coloco os envelopes nestas bolsinha e guardo-os. Conforme for precisando e só questão de ir buscar o correspondente e efectuar os pagamnetos.

5 comentários:

  1. Olá também acho esta ideia interessante. Mas diz me uma coisa, depois como fazes os pagamentos? É que eu tenho algumas coisas a tirar por débito directo...

    Passa no meu blog: http://noseacasaeacrise.blogspot.com/

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar
  2. As coisas que tenho por debito directo, ou deixo na conta logo no inicio do mês, ou deposito na altura em que sei que vai cair. Mas fundamentalmente acabei com tudo o que era débitos. A excepção da casa que não tenho hipótese. Assim permite-me analisar a conta e saber se esta correcta, para não acontecer surpresas de me cair um valor alto ou diferente por erro. O que pretendo com isto e usar o menos possível o cartão multibanco. É claro que se estiver na rua e me surgir qq situação o uso, ate porque deixo la um saldo pequeno para emergências. Mas evitando usar, permite-me controlar melhor o gasto. Este método foi tirado de outros blogs, apenas o adaptei a mim. E por exemplo este mês não precisava de comprar gás, mas coloquei la o valor na mesma e estamos a chegar ao final do mês e ele esta la sossegadinho, e no final do mês vai para os meus mealheiros das poupanças. Estes mealheiros também têm objectivos. Depois conto...

    ResponderEliminar
  3. Vou passar e dar uma olhadela atenta sim.. beijinhos vera

    ResponderEliminar
  4. Os débitos em conta pode ser um bom motivo para renegociar o spread do emprestimo á habitação, agora cada caso é um caso... Vê se no teu compensa!
    http://comoaguaparaochocolate.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar