quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Iogurtes

Desde pequena que conheço as iogurteiras, para fazer iogurtes caseiros. Alias, diz a minha mãe que quando eu era pequena só comia destes iogurtes, e e também uma das minhas recordações de criança. Ora, durante muitos anos não soube o que era feito da maquina. Qual não e o meu espanto quando ao esvaziar a casa da minha avó aquando da morte dela, a descobri. Linda, guardada num saco no armário das maquinas da cozinha dela. Trouxe-a para minha casa e desde a algum tempo que falo sempre os meus iogurtes.
Ja os fiz de variadíssimos sabores.

A receita base e esta e tirei-a daqui. Desde que descobri esta receita não quis outras, porque os meus antes ficavam mais líquidos.


  • 1l de leite gordo fresco
  • 2 iogurtes naturais
  • 3 colheres (sopa) de leite em pó
  • Aroma ou essência à escolha
  • 100g de açúcar
Tradicional:
Ferver o leite com o leite em pó, açúcar e essência. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco. Quando estiver morno, juntar os iogurtes e misturar bem com um fouet.
Deitar o líquido nos copinhos e levar à iogurteira cerca de 10h. Depois desse tempo colocar no frigorífico no mínimo 4h.

Sem comentários:

Enviar um comentário