segunda-feira, 7 de março de 2011

Bolo Rainha

Este ano no Natal, quis fazer o meu próprio Bolo Rei. Como ninguém ca em casa, a excepção do meu pai gosta de frutas cristalizadas, acabei por fazer Bolo rainha.

Experimentei duas receitas e esta foi a que mais gostei. Toda a gente a provou o bolo e a minha cunhada ja me tinha pedido para voltar a fazer um bolo para ela. Esta semana comprei as coisas e deitei mãos a obra.
A receita base e a que esta em baixo, a qual eu fiz umas pequenas alterações. Em vez de 2 dl de agua, são 2 dl de uma mistura de agua, com sumo de laranja e um pouco de aguardente (torna a massa mais saborosa). Juntei ainda um ovo inteiro e uma colher de sobremesa de açucar.

Bolo Rainha Branca de Neve | Preparação à máquina e à mão

Ingredientes

1 Embalagem de Farinha para Pão de Brioche Branca de Neve
2 dl de água
100g de pinhões
100g de nozes
100g de amêndoas
Raspa de uma laranja
Açúcar em pó para decorar
Nozes, amêndoas e pinhões para decorar
1 Gema de ovo batida
1 Clara de ovo batida
Tempo: medioDificuldade: facilCusto: medio

Preparação

Preparação à máquina

1-Coloque a água na cuba da máquina do pão e junte o conteúdo da saqueta. Seleccione e inicie o programa “Massa Pizza” ou massa lêveda. Depois de terminar o programa, adicione os frutos secos e a raspa da laranja. Programe novamente na “ Massa Pizza”. 

2-Quando terminar, retire a massa da cuba para uma superfície enfarinhada e forme o Bolo - rainha. Coloque-o num tabuleiro previamente untado de óleo. Tape-o com um pano e deixe levedar por 2horas em sítio ameno. Decore bolo com as nozes e amêndoas e pinhões e pincele com a gema de ovo. 

3-Leve ao forno pré aquecido a 180ºC., por cerca de 30 a 35 minutos. Retire do forno, pincele com a clara de ovo e polvilhe a gosto com açúcar em pó.


Preparação Manual

Deite a farinha numa tigela, junte a água e amasse á mão (cerca de 10 minutos) ou com a batedeira de ganchos (cerca de 5 minutos) á velocidade média. 
Junte os frutos secos, a raspa de laranja e bata mais uns minutos. Faça uma bola com a massa e coloque-a numa tigela enfarinhada. Tape-a com um pano. Coloque num lugar quente e deixe levedar 1h e 30 minutos.


Volte a colocar a massa na mesa de trabalho e proceda exactamente como na versão á máquina a partir do ponto nº2.




http://www.lusitana.pt/receitas2.asp?id_receita=291


3 comentários:

  1. Também fiz um pelo Natal, também com pão de brioche da Branca de Neve. Não ficou mau, mas acho que deixei no forno um pouco demais e tornou-se um pouco seco. Mas no geral gostei :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz bolo rei nem rainha mas esta receita inspirou-me, com a ajuda da mfp parece muito fácil, vou fazer, ai vou, vou.
    Jokinhas

    ResponderEliminar
  3. O primeiro que fiz, segui a receita a conta e ficou realmente um pouco seco. Por isso fiz aquelas alterações que o tornaram mais saboroso e mais leve.

    ResponderEliminar