sábado, 16 de abril de 2011

Restos e Aproveitamentos!

O que fazemos com sobras de refeições?

Eu sempre fui habituada a guardar todos os restinhos. Cresci a ouvir a minha avó dizer que não se podia estragar comida, que havia muita gente com fome, etc! Em casa delas, guardava-se e depois naqueles dias em que não havia nada para fazer de especial comia-se os restos (como elas diziam). Hoje o nome mais fino e aproveitamentos!
Hoje em dia levo isso ao extremo, porque normalmente dos restos saem invenções novas, e normalmente muito saborosas.

Faz-me confusão pessoas que só porque ja comeram uma vez determinado prato amanha não são capazes de o comer. Se sobrar algum bocado, preferem estragar ou deitar fora, só porque não gostam de comer comida  aquecida etc. Conheço quem chegue ao extremo de comprar frango assado, e o que não gosta fica e acaba por ir fora...

A vida esta difícil para todos, mas mais que uma questão de dinheiro e uma questão de bom senso não desperdiçar comida e economizar... Depois riem-se quando eu venho com as caixas dos restos atrás....

E vocês meninas também são assim ou sou só eu que sou maluca?

5 comentários:

  1. Eu sou exactamente como tu, também fui habituada assim desde criança, estragar comida não é para mim, como tu mesma dizes, às vezes com restos fazem-se coisas excelentes e dá para inventar novos pratos.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Nina.

    Claro que não és nada maluca. Com tanta gente a passar fome pelo mundo fora, devia ser considerado crime deitar comida fora. Já não sei qual é o país em que, se nos restaurantes não comeres o prato até ao fim pagas multa. Vi isso algures na tv e ficou-me na ideia. É em algum sitio pobre mas não me lembro qual.

    Tenho colegas que também deitam tudo fora no final da refeição porque, segundo elas, restos são para os cães... Eu devo ser descendente de caninos :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Claro que sim, aqui em casa não se desperdiça nada ,o frango que sobra pode-se desfiar e fazer "frango á Brás" ou uma "quiche" (tarte)ou por exemplo a carne picada do "esparguete á bolonhesa" pode servir para fazer um "empadão".
    Aqui em casa temos pelo menos um dia por semana onde fazemos um "rédom" (palavra utilizada pelos franceses quando se referem a restos) e come-mos tudo o que há no frigorífico e se vê-mos que é pouquinho junta-mos sempre uma sopinha acabada de fazer que é uma maravilha.
    Também sempre fui educada a não ter mais olhos do que barriga e nunca mas nunca desperdiçar comida.

    Parabéns por ter consciência que muitos meninos passam fome e por tomar essa atitude.
    Um beijo para si e para a sua família.

    ResponderEliminar
  4. ola eu tambem estou de acordo ,eu cresci tambem com minha avo que me dizia mesma coisa!!eu acomodo os restos quando tenho pois tenho 4 filhos e em geral a comida nao sobra!mas ensino que na vida nao é facil e que hoje emos comida mas nao sabemos de que é feito o amanha!!

    ResponderEliminar
  5. Olá Nina,
    Não te preocupes, não és a única.
    Eu faço o mesmo. Uma coisa que me faz confusão é as pessoas terem pouco apetite mas enchem o prato, e depois vai tudo para o lixo... É um dó de alma!... detesto ver desperdicio!
    Bom fds.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar